segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Porque Reciclar ?


A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.


Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.

Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.

O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população.


Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas,etc.


Tipos de Lixo:

- Doméstico (alimentos)

- Industrial (carvão mineral, lixo químico, fumaças)

- Agrícola (esterco, fertilizantes)

- Hospitalar

- Materiais Radioativos ( indústria medicina...)

- Tecnológico (TV, rádios).


Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário.

A fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano.

Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem(adubo).

O lixo hospitalar, por exemplo, deve ir para os incineradores.


Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado!!

Por quê?

Porque reciclar é 15 vezes mais caro do que jogar o lixo em aterros.

Nos países desenvolvidos como a França e Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo.


Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte.

Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.


Uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se.

Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos.

Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades.

Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias.

Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios.

Algumas Vantagens:
-->>Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada.

Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.

-->>Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.
Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou até hoje?

-->>Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo.

E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.

Agora imagine só os aterros sanitários:

"Quanto material que está lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado!"

-->>Economia de energia e matérias-primas.

-->>Menos poluição do ar, da água e do solo.
-->>Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas.
-->>Gera renda pela comercialização dos recicláveis.

-->>Diminui o desperdício.
-->>Gera empregos para os usuários dos programas sociais e de saúde da Prefeitura.
-->>Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.